24 de mar. de 2014

COLETÂNEA EXTREME NORDESTE METAL


por: Neila Bahia

Resenha disponível no website: Reidjou.com 

A Internet é uma ferramenta crucial, rápida e eficiente na ajuda da divulgação de bandas independentes. Prova disso é a proposta da coletânea EXTREME NORDESTE METAL que, com 15 faixas, traz em seu primeiro volume uma compilação do que tem circulado de novo e relevante por estas terras. O álbum, com lançamento apenas virtual, apresenta desde o Heavy até o extremo Black Metal. Este trabalho só foi possível por conta da articulação dos idealizadores juntamente com as bandas que disponibilizaram seu material, antenados com as possibilidades do meio virtual que aproxima vizinhos distantes, e não tão distantes, na segunda maior região do País.

Para abrir o trabalho, mostrando uma mescla poderosa de Heavy e Thrash Metal, ninguém menos que a KNIGHTRIDER (Salvador/BA) com a música The Clown, faixa de sua demo intitulada “War”. A partir disso, o que se ouve é uma sequência de músicas bem trabalhadas para os ouvidos atentos dos headbangers. SUBINFECTED (Recife/PE) traz o Death Metal com a música Paradiese, de seu CD homônimo. Em seguida é a vez do Doom/Gotic dar as caras com a banda SAMANTTHA cantando Rain of Tears, do CD batizado com o mesmo nome da banda. E isso é só o começo.

Quarta faixa e a desgraceira se faz presente. A PAGAN SPIRITS (Macaparana/PE) vem com a composição Em Trevas, primeira faixa da demo “Reino da Escuridão”. Contudo, a banda não é só obscuridade, as guitarras bem trabalhadas e uma bateria veloz e cadenciada são presenças marcantes. HEVORA (Teresina/PI) com Wings Aflame, da demo “Breaking The Curse”, se caracteriza por riffs pesados, bateria com tons super graves, secos e ressonantes. Os vocais rasgados lembram muito o Heavy oitentista – acredito ser esta a proposta dos caras -, os solos bem elaborados dão um toque final. Coisa bonita de se ouvir. O vocal gutural cantando em português é uma ótima pedida, casou perfeitamente.

A densidade do instrumental da INSANO (Timbaúba/PE) mostra um Crossover/Thrash feito com maestria. Tormento, canção extraída da demo homônima à banda, é um verdadeiro convite ao bate-cabeça. O refrão repetitivo entranha na mente. Vai ser difícil ficar parado. Seguindo as meclas mais impensadas e bem elaboradas, A HOMEM METEORO (Salvador/BA) apresenta sétima faixa, Dúvidas. Solos nada convencionais dão o ar da graça. Gritos incompreensíveis aliados ao instrumental denso criam uma sonoridade delirante e cheia técnica ao mesmo tempo. Clandestine, composição que dá nome ao álbum da SILENT MOON (Recife/PE), é uma das faixas mais bonitas desta coletânea senão a mais bonita. Heavy Metal melódico muito bem feito agradará com certeza aos amantes do estilo.

Como na maioria das coletâneas, a inconstância dos estilos é peça chave. Na nona faixa, o melódico cede lugar ao Black/Heavy Metal da DAIMONT (Timbaúba/PE), com Inquisition. A junção não costuma agradar os extremistas, mas, neste caso, soou muito bem já que os vocais casaram perfeitamente com os riffs escolhidos. Porém, nem sempre as meclas costumam cair tão bem. No caso da TRUE VIOLENCE (Recife/PE) com False Paradise, as guitarras com pegadas Heavy; vocais ora limpos, ora guturais, dão uma escorregada. Os efeitos utilizado no vocal parecem desencontrados na música.

A MEDIEVILLE (Teresina/PI) apresenta um vocal altamente dramático para Master of Darkness, de sua demo “Insanity Echoes”, e com isso intrumental acaba se sobressaindo até a metade da música. Isto porque não há proeminência dos tons menores do Doom clássico, embora o peso esteja super presente. Ao que parece, tentando compensar, surge um outro timbre vocal que consegue superar isto perfeitamente e o mais importante: sem perder atmosfera sombria.

Seguindo a linha Power/Heavy a DRYAD (Salvador/BA) se caracterizada por uma voz limpa e suave com uma bateria bastante rápida. Obscure Temple é uma ótima música daquelas de ficar observando cada detalhe e se surpreender a cada novo acorde. Próxima faixa, Insanidade. A música da KETER (Salvador/BA) não poderia ter um nome mais apropriado. A velocidade do instrumental e o vocal aterrador (em bom português), justificam isso. O fim se aproxima e com ele o caos. LORD DARKNESS (Macaparana/PE), Black Metal também em português, incorpora elementos nada convecionais ao estilo que dão um ar curioso à canção. O volume da gravação prejudicou a música Deusa Lilith, mas não tira sua beleza delicadamente esquisita. A útima faixa fica por conta da PROCESSED (Goiana/PE) com Last Day of Mankind. Com um Thrash com sonoridade mais sombria e pesada torna-se repetitiva em dado momento. Porém os riffs milímetricos seguram a onda e não deixam que isso se torne um fator tão negativo.

Track List:

01. Knightrider – Salvador/BA
02. Subinfected – Recife/PE
03. Samanttha – Teresina/PI
04. Pagan Spirits – Macaparana/PE
05. Hevora – Teresina/PI
06. Insano – Timbaúba/PE
07. Homem Meteoro – Salvador/BA
08. Silent Moon – Recife/PE
09. Daimoth – Timbaúba/PE
10. True Violence – Recife/PE
11. Medieville – Teresina/PI
12. Dryad – Salvador/BA
13. Keter – Salvador/BA
14. Lord Darkness – Macaparana/PE
15. Processed – Goiana/PE